INFORMAÇÃO AOS UTENTES
SAÍDA DO Dr. JOÃO RODRIGUES – 1 de setembro de 2018
Médico fundador e Coordenador da USF Serra da Lousã nos últimos nove (9) anos, o Dr. João Rodrigues, por razões profissionais e após concurso público, decidiu ir ocupar uma vaga de Assistente Graduado Sénior (Chefe de Serviço) no Centro de Saúde de Celas em Coimbra, deixando assim de estar a trabalhar na USF Serra da Lousã a partir do dia 1 de setembro de 2018.
A sua substituição como Médico de Família, vai passar a ser feita pela médica Luisa Ramos e alguns utentes serão transferidos internamente para o Dr. Jorge Pedrosa Rodrigues.
Para conhecer o horário de trabalho da nova médica de família deve consultar a partir de 1 de setembro de 2018 a página web da USF Serra da Lousã, http://www.usf-serradalousa.com/horarios-medicos/.
Mais se informa, que o novo Coordenador da USF Serra da Lousã, vai passar a ser no dia 1 de setembro, o Dr. Jorge Pedrosa Rodrigues.
Para mais esclarecimentos contactar o nosso secretariado clínico.
De seguida, fica a mensagem do Dr. João Rodrigues que contém três simples pedidos para a comunidade (profissionais e utentes) da USF Serra da Lousã e o muito que ainda falta fazer no Centro de Saúde da Lousã.
MENSAGEM PARA O PRESENTE E FUTURO*
1ºpedido: revejam o muito que já fizemos.
Quem espera nunca alcança.
É verdade. Esta década demonstrou que andamos sempre alertas e motivados para crescer. É importante rever o muito do que já fizemos e alcançamos. Temos que ter efetiva noção do que fomos e do que somos.
Relembram-se três momentos marcantes:
1-Obtenção do 1º Prémio Nacional de Saúde Sustentável, atribuído em 2013, pelo Jornal de Negócios.
2-Criação em 2009 do site da USF: (www.usf-serradalousa.com) com o “CANAL DO UTENTE”, onde é possível pedir receituário crónico, atualizar os dados pessoais, pedir informações personalizadas ou enviar qualquer tipo de sugestão de melhoria dos serviços da USF e onde consta toda a prestação de contas da USF.
3-Obtenção da Acreditação Internacional, junho de 2013, Nível Avançado/Bom, pela DGS e ACSA de Andaluzia (Espanha) e recertificada a 24 de junho de 2014 e a 20 de janeiro de 2017.
2ºpedido: centrem-se sempre na prática dos valores da USF.
Os miúdos e todos nós, somos capazes de voar se nos derem asas. E, essas asas já as temos. Trabalho e organização centrados na população Lousanense, nos sete valores da USF e na Carta de Direitos e Deveres dos utentes, que estruturam as regras básicas e que norteiam os comportamentos e atitudes de todos os profissionais e utentes.
Os VALORES são o suporte, o estofo moral e ético da USF.
3ºpedido: aprender a detetar e a gerir o erro em rede.
Habituei-me a olhar sempre para a frente. Façamos todos o mesmo.
Não somos perfeitos. Falta-nos ainda, como organização em evolução, alimentar o crescimento contínuo pela gestão do insucesso. Temos que continuar a melhorar na deteção da não conformidade. Aprender a gerir o erro, perceber onde se falhou. Não ter medo de errar, partilhar o erro, discuti-lo e encontrar a devida solução.
Se assim for, a atual equipa da USF saberá continuar a gerir o sucesso.
Assim seja.
Até sempre
*João Rodrigues, 9 de agosto de 2018
Sinalização do que falta ainda realizar no que diz respeito à prestação de cuidados de saúde primários na Lousã:
Em relação ao “novo” edifício, falta fazer quase tudo do que estava identificado:
1.Melhoria no exterior: o acesso da porta de entrada (deverá ser automática com sensor) com o objetivo de obter o certificado de acessibilidades do ICVM e deverá ser colocado cobertura no estacionamento para proteção solar/chuva de todas as viaturas.
2.Melhoria interior:
- Obras de manutenção imprescindíveis em vários gabinetes.
- Dividir o hall de entrada, tornando-o mais funcional em termos de acesso para cada USF.
- Melhoria das instalações sanitárias para os utentes, aumentando a privacidade.
- Melhorar o espaço do secretariado clínico, tornando o atendimento mais personalizado e seguro na área da confidencialidade.
3.Na área da gestão do risco, finalizar e implementar:
- O Plano de Prevenção aprovado pelas entidades competentes;
- Ações de sensibilização e formação a todos os profissionais com planeamento regular de simulacros;
- Aprovar e publicitar o Mapa de Risco do edifício e de manutenção.
4.Alargar as instalações: aprovar com o envolvimento de todas as Unidades Funcionais do Centro de Saúde da Lousã e a Autarquia o projeto de construção do segundo edifício no espaço devoluto com o objetivo de alargar as instalações e criar uma envolvente que possibilite o aproveitamento sustentável do espaço existente com a construção de um espaço polivalente com sala de convívio, sala de jogos, sala de leitura, sala de computadores e filmes, sala de ginástica, de apoio às grávidas, salas de formação, salas de reuniões, gabinetes polivalentes, gabinetes para a saúde pública, gabinete de dentista e de armazém.
Por fim, a parte mais importante, faltam recursos humanos qualificados na área da Medicina Dentária, Fisioterapia e Psicologia Clínica.