DIA 20 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING

A palavra bullying (anglicanismo) é utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, ocasionando dor e angústia nas suas vítimas.

Esta data é um alerta para esta problemática com que muitas crianças e jovens se deparam, sendo as famílias e a comunidade escolar, elementos muito importantes na prevenção e combate desta entidade. Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é regularmente vítima de bullying na escola, sendo este um dos locais onde este problema se faz sentir, apesar de poder existir em outros ambientes, como o laboral.

O bullying escolar, pela população que atinge, é um fenómeno que pode afetar seriamente a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes, com consequência negativas que podem persistir até à idade adulta.

De ressalvar que associado ao recurso ás novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais, insurge-se uma nova forma de bullying, o ciberbullying, que deixa de lado a parte física deste fenómeno, mas com repercussão na auto-estima do lesado.

Os principais desafios colocados por esta data enquadram-se na consciencialização da população para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas situações graves e encontrar formas de as prevenir. A luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.

Alguns dos recursos para ajudar a conhecer e combater este problema:

Bibliografia:

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=dia-mundial-do-combate-ao-bullying

Artigo elaborado:

Andreia Pereira

Interna de Formação Específica em MGF

USF Serra da Lousã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *